quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Computadores à prova de choque e líquidos

Os três modelos avaliados pela reportagem do UOL Tecnologia -- HP ProBook 4320s, Lenovo Thinkpad T410 e Megaware Meganote Slim ULV Series -- passaram nos testes de quedas simulados em um dia a dia. Eles escorregarem de uma mesa a 90 cm do chão e das mãos do usuário, a uma altura de 1,5 metro do solo. Não foram lançados de janelas em prédios altos (como ocorreu com o celular VenkoTalento) nem atropelados por carros e “aos cuidados de gatos” (como o pendrive OCT ATV), pois a ideia era simular problemas cotidianos. Com facilidade, após os choques, os computadores voltaram a trabalhar como antes, com reinicio rápido e sem dados corrompidos.

O que mais chamou a atenção no prático ProBook 4320s foram mesmo suas características de proteção. Além de resistir a quedas, ele também tem um bom sistema de drenagem de líquidos, evitando que o modelo seja afetado com derramamento água ou café (ou cerveja). O laptop também mede a aceleração de três eixos: este acelerômetro detecta movimentos repentinos e processa a proteção de dados. Do ponto de vista negativo, seu teclado duro e seu touchpad resistente tornam a experiência de usá-lo um tanto desconfortável.

Já o Thinkpad T410, que também tem teclado impermeável, é um bom notebook no geral, com excelente resolução de tela (que é de LCD retroiluminada por LED) e um sistema interno que consome menos energia. Entretanto, o modelo é caro, pesado e tem o design quadradão e sério, como é mais ou menos padrão nas máquinas da Lenovo. Um modelo 100% empresarial.

Por fim, o Meganote Slim ULV Series é o mais “caseiro” entre os equipamentos avaliados. Com um revestimento que o protege de pequenas quedas, o modelo se passaria por um notebook comum e frágil, pois faz parte também do rol de máquinas ultrafinas e ultraleves do mercado. Entre seus pontos negativos, sua pequena tela de 13 polegadas deixa a desejar em termos de resolução.
Fonte : UOL Tecnologia

Nenhum comentário: