quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O verdadeiro pai do Ipod


A história do iPod acabou de virar enredo de novela mexicana. De uma origem humilde até o estrelato como o mais vendido MP3 do mercado, a verdade finalmente apareceu: na verdade, a Apple não é a sua mãe verdadeira.
O cara por trás do primeiro esboço em guardanapo de boteco é um inglês, que em 1979 teve a primeira idéia de fazer um player de música que funcionasse com um chip de memória. O nome dele é Kane Kramer, 52 anos e merece todo o nosso reconhecimento. Ele registrou até uma patente com o desenho do primeiro e rudimentar iPod, mas essas coisas tem prazo de validade, e 10 anos depois ele não teve grana para renovar.
Nesse momento entra Steve Jobs e ‘adapta’ a idéia do nobre Kramer, lançando o iPod e criando a história do jeito que a gente conhece. Mas a pior parte é que a Apple só resolveu aceitar publicamente esta história porque precisou do depoimento do inventor em um processo contra outra empresa que também disse que inventou o iPod. Puxa vida de qualquer jeito, iPod de 1979 do Kramer tinha memória suficiente para 3.5 minutos*, o que infelizmente é suficiente para uma música inteira **de axé.
Então, no final das contas, a verdade é sempre a mesma: pai de verdade é quem cria.

Nenhum comentário: